CINETOSE – ENJOO DE MOVIMENTO

A cinetose, conhecida como enjoo de movimento, é aquele quadro de náuseas, com ou sem vômitos, que ocorre em outras pessoas quando em movimento, seja dentro de um carro, avião, trem ou barco. Nesse texto vamos explicar as causas da cinetose, seus sintomas mais comuns e como agir para preveni-los. Compreender uma doença se torna muito mais fácil no momento em que primeiro entendemos o funcionamento normal dos órgãos e sistemas afetados. Vou gastar novas linhas explicando como o corpo humano se mantém em equilíbrio pra que vocês possam compreender a cinetose com mais facilidade.

Irei buscar reproduzir esses mecanismos de um jeito bem descomplicado.

Como o corpo humano entende que está em movimento? Um dos principais trabalhos do nosso cérebro é interpretar as mensagens do meio externo recebidas pelo corpo humano. Vamos perder um pouquinho de tempo comentando esses 3 sistemas, pois que o seu funcionamento é bastante envolvente. Irei buscar reproduzir esses mecanismos de um jeito bem descomplicado. Todo mundo consegue captar por que a visão ajuda o cérebro interpretar se estamos em movimento, em razão de basta estar de olhos abertos para vermos se estamos nos movimentando ou não.

Porém a visão pode nos pregar peças. Quem é que, dentro de um veículo parado no semáforo, nunca teve a comoção do carro estar andando para atrás só por causa de o carro do lado andou um pouquinho para frente? A visão do veículo ao lado indo pra frente podes fazer com que o cérebro interprete que somos nós que estamos andando pra trás, levando o motorista a pisar no freio instintivamente.

  • Lubrificação das Juntas
  • Experimente o treino em circuito
  • 2 fatias de pão integral
  • Bolachas, cereais, farinhas, tostas
  • Beba bastante água ao longo do dia (em torno de 2 litros, mesmo que esteja gelado)

Esse simples exemplo mostra com a visão pode manifestar ao cérebro que estamos nos movimentando, no momento em que na realidade estamos parados. Esse é um significado pouco conhecido na população geral. A propriocepção é a experiência do cérebro distinguir a localização espacial do corpo, tua posição e orientação, a força exercida pelos músculos e a posição de cada fração do organismo em relação às demasiado, sem usar a visão.

É por causa propriocepção que conseguimos, mesmo de olhos vendados, com facilidade tocar a ponta do nariz com a ponta dos nosso dedos. A gente não precisa da visão pra saber a todo o momento onde está cada fração do nosso corpo humano. Dentro do ouvido interno temos um órgão chamado labirinto, que faz porção do aparelho vestibular, causador da manutenção do equilíbrio. O labirinto é um conjunto de arcos semicirculares que possuem líquidos em seu interior.

A movimentação destes líquidos é interpretado pelo cérebro ajudando a distinguir movimentos e a nos manter detophyll funciona em equilíbrio. As informações passadas pelo labirinto ajudam o cérebro a interpretar movimentos angulares, acelerações lineares e forças gravitacionais. A labirintite, que é a inflamação dessa região do ouvido interno, é uma das mais comuns causas de tonturas e náuseas, exatamente por atacar o órgão responsável através do nosso equilíbrio. Falamos particularmente de labirintite em um post diferenciado: LABIRINTITE | Sintomas e tratamento. 

Apenas como curiosidade: você sabe por que ficamos tontos após rodarmos várias vezes? Por causa de apesar de já estarmos parados, os líquidos dentro do nosso ouvido interno ainda ficam em movimento rotacional por alguns segundos, fazendo com que o cérebro interprete que ainda estamos rodando. Se fecharmos os olhos, a tontura se intensifica ainda mais, dado que, de olhos abertos, a visão consegue atenuar a mensagem errada que o ouvido interno está mandando ao cérebro. A cinetose, ou enjoo de movimento, acontece no momento em que o cérebro recebe dicas desconexas destes 3 sistemas.

Estamos “parados” contudo ao mesmo tempo em movimento.

Quando andamos, estamos nos movimentando intencionalmente e o cérebro consegue conjugar os dados recebidas da visão, propriocepção e ouvido interno. As três trabalham em sinergismo, ou melhor, informando a mesma coisa. Em um carro, navio ou avião, isto não acontece. Estamos “parados” contudo ao mesmo tempo em movimento. Se pararmos pra reflexionar, o ser humano é único animal que costuma se movimentar de forma passivo, sem precisar fazer empenho pra se locomover. Isso podes causar desorganização no cérebro.

No momento em que estamos em um carro, tais como, estamos verdadeiramente em movimento apesar do corpo humano estar parado em relação detophyll ao carro. No momento em que olhamos pra frente e vemos a paisagem passar, o cérebro ainda consegue compreender melhor os movimentos do carro e o fato de estamos nos movimentando, deste modo, a maioria das pessoas anda de veículo sem notar enjoos. A cinetose, assim, surge a toda a hora que o cérebro estiver tendo problemas em interpretar o real estado de movimento do nosso corpo humano.